Paul Newman – Um mito nunca morre.

Paul Newman - A morte aos 83 anos.
Paul Newman – A morte aos 83 anos.

Foi com um certo espanto que recebi a notícia que na passada 6ª feira tinha falecido vítima de cancro de pulmão, um dos actores da “velha guarda” e um dos grandes ícones da 7ª arte e que eu realmente admirava, “Paul Leonard Newman”.

Digo com espanto porque não estava a par da doença que ele tinha e pelos vistos já há algum tempo que estava doente e segundo a imprensa norte-americana, há cerca de um mês que ele tinha pedido à filha mais velha para cuidar dos negócios de família, portanto já a prever para breve o seu final.

Fez mais de 60 filmes na sua carreira cinematográfica, entre os quais destaco (que a lista é enorme), “Gata em Telhado de Zinco Quente” em que contracenou com Elizabeth Taylor, “Cortina Rasgada” de Alfred Hitchcock e em que contracenou com Julie Andrews, “Dois Homens e um Destino” em que contracenou com Robert Redford.

Apesar de ter entrado em tantos filmes e tendo sido nomeado nove vezes para óscar de melhor actor, só viria a arrecadar a estatueta em 1986 com o filme “A cor do dinheiro”, realizado por Martin Scorsese e contracenando com Tom Cruise e Mary Elizabeth Mastrantonio.

“A cor do dinheiro” – 1986

Amante incondicional da velocidade, Paul Newman entrou em várias corridas de automóveis tanto nos Estados Unidos bem como na Europa, tendo conseguido um 2º lugar na mítica prova das “24 Horas de Le Mans”. Formou uma equipa a “Newman Haas Racing” para competir na “Fórmula Indy” (o equivalente à “Fórmula 1” na europa) das quais venceu quatro títulos.

Não satisfeito, em 1995 foi o mais velho piloto (com 70 anos de idade) a vencer uma corrida de prestígio, ao fazer parte da equipa  de pilotos do carro que venceu as “24 Horas de Daytona”.

Na vida privada, tinha três filhas com Joanne Woodward, com quem foi casado 40 anos, e outras duas do primeiro casamento com Jackie White.

Fica então um pequeno tributo a este grande actor e afinal um mito nunca morre.

casper™

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s