Formação(?) do “Magalhães”!

O já algo polémico “Magalhães”
Vi hoje assim de “raspão” já bem perto do final da hora de almoço num canal televisivo da nossa praça, o que era suposto ser uma acção de formação do “Magalhães” promovido pela Intel para um grupo de 200 professores de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), formação essa que viria a decorrer durante dois dias (descobri depois de fazer pesquisa na internet) no Parque Tecnológico de Cantanhede.
Quando me deparo com este video feito pelo Sr. Paulo Carvalho (coordenador TIC de um Agrupamento de Escolas, *não descobri qual), presente nessa acção de formação, e que conforme vim a testemunhar, só não se veio embora do meio daquela palhaçada (que é a única palavra que consigo arranjar, para adjectivar o que vão ver a seguir) toda, por pressão de colegas seus em se manter por lá, pois achavam que também pior do que estava a acontecer já seria difícil.
Realmente hilariante, caricato e estúpido uma situação destas por parte da maioria dos docentes que por lá passaram, e deixa-me realmente de boca aberta como é possível uma situação destas, por parte de pessoas com cargos de responsabilidade no campo do ensino, e se predispuseram a fazer estas tristes figuras.
Numa busca mais a fundo, encontro o blog do Sr. Paulo Carvalho (que por acaso também tem alojado o seu blog aqui no WorPress), a justificação para estes actos patéticos, tiveram a haver e passo a citar o que está descrito no seu blog – “O speaker de serviço que ostentava na lapela uma identificação de uma empresa que não conheço, mas que nem era do ME nem da Intel nem da JP Sá Couto, apresentou as três senhoras que tinham vindo expressamente dos States, com chancela da Intel, para nos brindarem com uma sessão de trabalho inolvidável.(…) Aquelas 3 senhoras, acham que uma sessão de trabalho com a Intel é propor a 200 professores que inventem uma cantiga ao Magalhães, e se possível com teatro à mistura. Como eu e mais alguns colegas (muito poucos) mostrámos alguma estupefacção pelo que se estava a passar, uma das senhoras americanas apressou-se a dizer, bem alto e em tom ameaçador, que quem não participasse não seria incluído no sorteio de um Magalhães que iriam oferecer.(…)”.
Bem é no mínimo surreal e dá-me vontade de dar uma grande gargalhada mas melhor ainda estava para vir mais à frente, e continuando a citar o artigo do blog – “E, meus caros leitores, era ver 200 professores imbuídos naquela actividade com todo o afinco; sei que muitos grupos trabalharam online pela noite dentro e ao outro dia de manhã, os meus olhos ficaram estarrecidos com a produção apresentada. O desfile dos «trabalhos», (era assim que lhe chamavam) começou, e desde o malhão do Magalhães, até à vida de marinheiro do magalhães, passando por coreografias com adereços circenses, tudo de «útil» passou por aquele palco, até as náuseas me obrigarem a sair.(…)”.
Aqui pára tudo, e tomem lá mais dois videositos dos nossos professores na sua melhor performance e depois de muitas horas de ensaio para se habilitarem a ganhar um “Magalhães” no final da “formação”.
Ah pois é, afinal entretanto esses videos foram retirados do Youtube.
Porque será? Se calhar ficaram com vergonha ou com receio das “lindas” e tristes figuras que fizeram, mas enfim sempre dou os meus parabéns ao Sr. Paulo Carvalho por nos ter mostrado o quanto rídiculo pode chegar até mesmo alguém que deveria em princípio (digo eu) dar o exemplo aos seus alunos.
Em duas palavras este artigo todo: “triste palhaçada”.
* coordenador do TIC do agrupamento de Escolas de Castro D’aire.
casper™

3 responses to “Formação(?) do “Magalhães”!

  1. Cito um email recebido hoje, sabe alguem mais sobre o assunto:
    Cito:
    ” Na realidade, só com muito boa vontade é que o que foi dito e escrito é verdadeiro. O projecto não teve origem em Portugal, já existe desde 2006 e é da responsabilidade da Intel. Chama-se Classmate PC e é um laptop de baixo custo destinado ao terceiro mundo e já é vendido há muito tempo através da Amazon.

    As notícias foram cuidadosamente feitas de forma a dar ideia que o ‘Magalhães’ é algo de completamente novo e com origem em Portugal. Não é verdade.
    Felizmente, existem alguns blogues atentos. Na imprensa escrita salvou-se, que se tenha dado conta, a notícia do Portugal Diário: ‘Tirando o nome, o logótipo e a capa exterior, tudo o resto é idêntico ao produto que a Intel tem estado a vender em várias partes do mundo desde 2006. Aliás, esta é já a segunda versão do produto.’…”

  2. Encontrei esta informacao na GOOGLE, gostaria de saber se e’ o mesmo
    computador com nome portugues, nao seria a primeira vez que um governo nos queira tapar os olhos e gabar-se do que nao fez.
    Isto e’ do “site” da Intel ( http://www.classmatepc.com ):

    “The classmate PC is a revolutionary new device targeted at providing one computing solution per student, taking advantage of the education focus to deliver a product that provides great student education in a rugged industrial design intended for children.

    Features
    Smaller, kid friendly form factor Rugged design Convenient carrying handle
    Designed for education
    Durable rugged design for children’s day-to-day use
    Small, kid friendly, form factor for classroom use
    Easy to carry and light-weight
    Education-specific features
    Integrated software and hardware solution
    Learning through fun, collaboration and interaction
    Easy to deploy
    IA-based, runs on already available content, applications and operating systems with full compatibility to standard PC ecosystem
    For more information on the Intel-based classmate PC, please visit http://www.classmatepc.com. “

  3. Pingback: “Louvado sejas, ó Magalhães”. «

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s