Olha, afinal o “Magalhães” não é uma inovação portuguesa!

O ClassmatePC da Intel e plataforma base do "Magalhães"

O ClassmatePC da Intel é plataforma base do "Magalhães"

Alertado por dois comentários no artigo que escrevi Formação (?) do “Magalhães”!, e que afinal o tão propagado portátil poderia não ser assim um produto tão inovador quanto isso, resolvi dar credibilidade ao assunto e pus mãos à obra, e lá fui pesquisar o fundamento das tão úteis informações que me foram transmitidas.

Comecemos então pelo primeiro alerta que me foi feito nesses comentários o qual poderão ler aqui na íntegra e passo só o essêncial neste artigo, e que me despertou mais a atenção:

” O projecto não teve origem em Portugal, já existe desde 2006 e é da responsabilidade da Intel. Chama-se Classmate PC e é um laptop de baixo custo destinado ao terceiro mundo e já é vendido há muito tempo através da Amazon. As notícias foram cuidadosamente feitas de forma a dar ideia que o ‘Magalhães’ é algo de completamente novo e com origem em Portugal. Não é verdade.”

E sim 100% de veracidade neste alerta conforme pude confirmar neste site ClassmatePC, e podem verificar que é a plataforma base do “Magalhães”, e que a Intel está a dar descontinuidade a este produto base (que já vai na sua segunda versão), para assim dar lugar ao “nosso Magalhães” e poder ser vendido mundo fora com outro nome comercial.

Repararam que escrevi “nosso Magalhães” entre-aspas, pois é porque de nosso é só mesmo a montagem dos componentes fornecidos pela Intel é feita pela empresa JP Sá Couto, e NÃO FABRICADO NEM DESENVOLVIDO em Portugal (esta era uma ideia que eu retinha do portátil e que me fazia sentir um pouquinho mais orgulhoso em ser português, pura ilusão), conforme foram saindo as notícias cuidadosamente elaboradas de forma a dar ideia que o “Magalhães” é novidade exclusiva, e com origem em Portugal.

Mais um pouco de pesquisa e não demorei mais de 2/3 minutos a encontrar, e isto sim uma ideia inovadora e com raízes, o OLPC – One Laptop per Children portáteis a USD $100,00, fundado por Nicholas Negroponte e este sim com um design totalmente inovador conforme poderão ver também neste site OLPC – NEWS.

À posteriori é que aparecem no mercado os ClassMate da Intel e que podem ler de que forma é que eles surgem no mercado, já imediatamente abaixo destas linhas.

Consegui ainda retirar mais esta informação de outras fontes e que passo igualmente a publicá-las:

“A Intel foi um dos parceiros da OLPC, até ver o seu concorrente AND ser escolhida como fornecedor. Saiu do consórcio e criou o Classmate, que está a tentar impôr aos países em desenvolvimento.”

“O governo acaba de se aliar, à Intel, para destruir o projecto de Nicholas Negroponte. A JP Sá Couto, que ja montava os Tsunami, tem assim, SEM CONCURSO, todo o mercado nacional do primeiro ciclo básico do nosso ensino.”

Tirem agora as ilações que acharem por bem tirar, eu por mim já tirei a areia toda dos olhos e agora já vejo com outros olhos o “nosso Magalhães”.

casper™

Userbar Makers Portugal

P.S. Quero apenas deixar um apontamento que é de olvidar a iniciativa deste projecto, e não os moldes em como foi feito, e que  todas as famílias que puderem aproveitar esta iniciativa o devem de fazer em prol da educação e futuro dos seus filhos.

4 responses to “Olha, afinal o “Magalhães” não é uma inovação portuguesa!

  1. Pingback: » Magalhães = Classmate

  2. Resume-se tudo a ser um Portátil para putos, que o governo teve o bom senso de dar aos putos da escola. Para muitos (e podem crer que são muitos) será a primeira vez que têm a oportunidade de interagir com um computador.
    O Computador é uma ferramenta de trabalho hoje em dia, e no futuro viver sem computador será quase impossível, por isso o governo está de partabens ao dar aos mais novos, sem descriminação, como parce que muitos desejam, a oportunidade de começarem a utilizar a ferramenta mais utilizada no planeta, depois da estupidez.
    Um portatil IBM, não deixa de ser IBM porque o seu coração é Intel, a placa gráfica , geoforce , Motherboard MSI. Num mundo globalizado, já deviam ter entendido isso há muito…

  3. Pingback: Atrasos na entrega do “Magalhães”. «

  4. Interesses e mais interesses.

    Mas é sempre para o bem do país, claro!😯

    Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s