Eleições Americanas – Entender todo o processo eleitoral.

Entender o processo eleitoral.

Entender o processo eleitoral.

Como se processa a eleição para a presidência dos E.U.A.

Eleição do presidente passa por várias fases

John McCain vs Barack Obama

John McCain vs Barack Obama

A 15 dias da eleição do novo presidente dos E.U.A. (04 de Novembro de 2008), e segundo as (*)últimas projecções, Barack Obama (Partido Democrata) leva uma ligeira vantagem sobre John McCain (Partido Républicano), mas isso só se confirmará em definitivo depois de contados os votos pelo Colégio Eleitoral, daí sairá o 44º presidente dos Estados Unidos.

Mas vamos por fases para melhor se entender como se chega à fase final das eleições americanas.

Eleições primárias

A temporada das eleições primárias começa em Janeiro e dura até Junho. Neste processo, os candidatos lutam dentro dos principais partidos – o Republicano e o Democrata – pela indicação para concorrer à presidência.

Eleitores em cada um dos 50 Estados americanos elegem delegados partidários que, na maioria dos casos, prometeram apoiar um determinado candidato. Para escolher os delegados, alguns Estados usam uma prévia, ou caucus – um sistema de reuniões políticas -, ao contrário de uma primária, que é uma votação por meio de folha de voto.

Qual é a diferença entre a prévias, ou caucus, e as primárias?
No caucus em Iowa os eleitores reúnem-se em casas, escolas e outros edifícios públicos em mais de 2 mil distritos em todo o Estado para discutir os seus candidatos e temas eleitorais.

Eles elegem, então, delegados para as convenções de condados. Estas convenções, por sua vez, elegem delegados para as convenções estaduais, de onde sairão os delegados nacionais.

No caucus democratas de Iowa, os eleitores dividem-se publicamente em grupos, reunindo-se em cantos diferentes de uma sala para manifestar seu apoio a diferentes candidatos, e os delegados são alocados de acordo com isso.

Eleitores nos caucus republicanos do Estado participam numa votação secreta, e os resultados é que vão definir a alocação de delegados.

O procedimento em caucus de outros Estados pode ser diferente de acordo com as suas leis estaduais.

Eleições primárias como as que se realizam em New Hampshire permitem que todos os eleitores registrados no Estado votem diretamente em seu candidato preferido.

Mas existem três tipos diferentes de primárias.

As primárias fechadas, os eleitores só podem participar da escolha do partido em que forem registrados.

As primárias abertas, um eleitor pode votar na primária de qualquer partido, mas só pode participar de uma.

Mais raras, existem ainda as primárias em que os eleitores podem votar nos candidatos dos dois partidos.

Neste ano, as primárias e caucus começaram mais cedo do que o de costume porque os Estados entraram numa corrida para se tornarem os primeiros a ter votações.

O Estado de Iowa tradicionalmente dá início à temporada com seu caucus, seguido, uma semana depois, pelas primárias de New Hampshire.

A eleição presidêncial

A eleição presidencial americana é realizada sempre na primeira terça-feira depois da primeira segunda-feira de Novembro. Este ano será a 4 de Novembro.

O processo eleitoral consiste na escolha de membros para o Colégio Eleitoral dos Estados Unidos.

Tecnicamente os eleitores não participam de uma eleição directa. São escolhidos “eleitores” que se comprometem com um ou outro candidato e formam um Colégio Eleitoral.

O Colégio eleitoral dos Estados Unidos da América: é o colégio eleitoral que escolhe o Presidente dos Estados Unidos da América no final de cada eleição presidencial americana.

O Colégio eleitoral americano foi estabelecido pelo Artigo Dois, Secção Um da Constituição dos Estados Unidos da América. O colégio encontra-se a cada quatro anos com eleitores de cada Estado.

Cada Estado possui direito a um certo número de colégios eleitorais, número que varia de acordo com sua população. Estes colégios eleitorais são distritos eleitorais que dividem um dado Estado. A população destes colégios elege o presidente do país. Após a votação, um dado candidato vence a eleição num dado colégio eleitoral caso tenha pluralidade de votos neste dado distrito. Há no total 538 colégios eleitorais. Um candidato vence a eleição presidencial caso tenha uma pluralidade de colégios eleitorais – mesmo que tenha um número total de votos menor do que outro candidato concorrente (como aconteceu por diversas ocasiões, a última na Eleição de 2004.

O candidato que tiver mais votos no Colégio Eleitoral (pelo menos 270 votos) será escolhido como 44º presidente dos Estados Unidos. Se nenhum candidato receber a maioria dos votos no Colégio Eleitoral, o presidente-eleito será escolhido numa votação da Câmara de Representantes dos Estados Unidos da América.

casper™

Userbar Makers Portugal

(*) O democrata Barack Obama está com 8 pontos de vantagem sobre o republicano John McCain a duas semanas das eleições presidenciais norte-americanas, revela hoje (21/Outº/08) a sondagem diária C-SPAN/Zogby.

Obama tem 50% das preferências dos prováveis eleitores, contra 42% de McCain.

A vantagem aumentou em relação aos 6 pontos percentuais com que Obama contava na segunda-feira.

A pesquisa, feita junto de 1.214 pessoas, tem uma argem de erro de 2,9 pontos percentuais.

«Foi outro grande dia para Obama», disse o especialista em pesquisas John Zogby. «As coisas estão claramente a mover-se na direcção de Obama».

Foi o segundo dia seguido que o democrata ganhou terreno em relação a McCain, no momento em que os dois candidatos chegam à recta final antes das eleições de 4 de Novembro.

Obama, senador pelo Illinois, aumentou a sua vantagem entre grupos-chave do eleitorado norte-americano. Tem agora 15 pontos de vantagem entre os indepedentes, contra 11 no levantamento anterior. A sua aceitação entre o eleitorado feminino aumentou de 8 para 13 pontos.

One response to “Eleições Americanas – Entender todo o processo eleitoral.

  1. Eleições Americanas 2008

    Sugestão para acompanhar online e de forma gratuita os principais canais de informação internacionais…

    http://lugardoconhecimento.wordpress.com/2008/11/04/eleicoes-americanas/

    uma boa sugestão para quem não tem TVcabo ou tv por satélite

    Cumprimentos,
    RM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s