Eleições Americanas – Dia “D”.

Terminado o tempo de campanha eleitoral dos principais candidatos à sucessão de George W. Bush em Washington, é tempo dos americanos irem às urnas e decidirem quem vai ser então o presidente para os próximos quatro anos.

As sondagens continuam a dar uma vantagem confortável a Barack Obama sobre John McCain, conforme última sondagem realizada pela CNN, em que Obama aparece com 51% dos votos, contra os 44% de McCain, e ainda com 5% de eleitores indecisos.

Nesta eleição, deve comparecer nas urnas um número recorde de americanos. Os últimos dados indicam que 73,5 por cento dos norte-americanos maiores de 18 anos (a percentagem mais alta desde 1920, em que as mulheres puderam começar a votar) vão escolher o próximo presidente, que porá fim aos oito anos de mandato de George W. Bush.

A imprensa norte-americana dá conta de alguns números curiosos: 153,1 milhões de norte-americanos inscritos para votarem esta terça-feira; o Partido Democrata ganhou 2,9 milhões de novos eleitores desde 2004, enquanto os republicanos diminuíram 1,5 milhões; 30 por cento dos eleitores já votaram, através do voto por correspondência e do voto antecipado, disponível em muitos estados.

O estado de Indiana será o primeiro a encerrar as urnas, o que acontecerá às 23 horas portuguesas. Uma hora depois, à meia-noite, será a vez dos estados de Florida e Virgínia. A partir dessa altura, e com uma diferença de meia hora, encerram as urnas dos outros estados considerados decisivos: Carolina do Norte, Ohio e Virgínia Occidental, às 00 e 30horas; Pensilvânia e Dakota do Sul à 01.00; meia hora depois o Arkansas; Colorado e Novo México às 02.00; e às 03.00 os estados do Iowa e do Nevada.

Temos assim aqui na Europa, uma longa noite para acompanhar o desfecho final destas mais concorridas eleições de sempre nos E.U.A., e que tanta e tanta tinta fizeram correr e ainda depois dos resultados finais oficiais mais farão correr.

casper™

Userbar Makers Portugal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s