Novo Presidente E.U.A. – Já é oficial e histórico.

Barack H. Obama já é oficialmente o 44º presidente dos E.U.A.

Cerimónia de tomada de posse acompanhada por milhões de pessoas em todos o mundo

Depois de bastantes dias sem vir actualizar o blog por manifesta falta de tempo, depois de imensos assuntos do interesse público e essencialmente de nível nacional (que é o que nos interessa acompanhar, não descurando os acontecimentos de nível internacional), em que poderia abordar neste artigo tais como e por ordem totalmente aleatória, “Caso Casa Pia”, “Caso B.P.N.”, “Caso Banco Privado”, “Braço de ferro de Professores versus Ministra da Educação”, “A grave crise económica que atravessamos” (que muitos teimam em dizer que é reflexo da actual crise mundial mas que já vem bem de trás, e como é óbvio agravou-se ainda mais com a crise que se reflecte em quase todo o mundo).

Decididamente julgo que não vale a pena fazê-lo, basta para tal consultar os muitos blogs do WordPress que dedicaram artigos a estes assuntos, para se inteirarem de todos estes casos e mais alguns, que não referi  nem abordei durante este tempo de ausência no blog.

O que me faz voltar aqui e perder algum do pouco tempo disponível que tenho actualmente, e é que quase como uma obrigação deixar como  um marco histórico aqui no blog, como é fácil de perceber, foi a tomada de posse do novo presidente dos E.U.A., o qual dediquei alguns artigos às eleições e aos candidatos finais à presidência da maior potência do mundo (muito fragilizada actualmente pela desastrosa administração do presidente cessante George W. Bush).

Não vou deixar aqui uma quantidade interminável de videos referente às cerimónias realizadas da tomada de posse de Barack Obama, nem do primeiro discurso oficial como presidente já que podem ver o discurso no Youtube pesquisando por Barak Obama Speech e claro está, dividido por vários videos.

Quanto às expectativas que estão a ser criadas em torno do homem mais poderoso do mundo, em relação ao enorme e grandioso trabalho que tem pela frente, julgo que muitos pensarão que ele tem uma varinha mágica e com 2 toques de magia, endireitará de imediato a grave crise económica mundial e que resolverá outros problemas em “dois tempos”, é pura ilusão e desenganem-se os mais crédulos nesta teoria, porque enquanto a grave situação interna dos E.U.A. não for ultrapassada (desemprego, saúde, sector imobiliário, sector automóvel serão as prioridades da nova administração), os efeitos da crise não deixarão de se fazer sentir no resto do mundo.

Citando Obama no seu discurso inaugural:

“(…) A nossa economia está muito enfraquecida, como consequência da ganância e irresponsabilidade da parte de alguns, mas também por todos nós não termos conseguido preparar uma nova era.”

“(…)as casas perdidas, os empregos desaparecidos e os negócios destruídos.”

“(…)Hoje, admitimos que os desafios que enfrentamos são reais. São graves e muitos. Não serão resolvidos num curto espaço de tempo. Mas a América vai superá-los.”

“(…)A partir de hoje, temos de nos levantar e começar a trabalhar para refazer a América.

A nível externo, tem como prioridades definidas a retirada das tropas americanas estacionadas no Iraque (guerra contra a qual foi sempre contra) num prazo de 16 meses, nomeação imediata de um mediador para o conflito Israelo-Palestiniano, encerramento da prisão de Guantánamo (por claras violações contra os direitos humanos), intervenção militar no Afeganistão (cerca de 20 a 30 mil soldados irão ser enviados para o território), e o grande desafio (considerado pelo próprio) sobre o programa nuclear do Irão, que poderá desencadear uma corrida nuclear por parte de outros países do médio-oriente, a nível ecológico, a tentativa de redução de emissão de gases para o ambiente em 80%.

Tem este homem (e como é obvio toda a sua administração) um enorme peso nos seus ombros e em que milhões de pessoas depositam a sua esperança e confiança num futuro melhor para o planeta.

Em traços sintéticos, deixei então o essencial da tomada de posse do primeiro presidente negro dos E.U.A., e termino o artigo com este vídeo que é para mim (juntamente com o seu primeiro discurso oficial como presidente), o mais importante e histórico de todo o dia da tomada de posse, que é o seu juramento de desempenho de funções como presidente da nação norte-americana.

casper™

Userbar Makers Portugal

2 responses to “Novo Presidente E.U.A. – Já é oficial e histórico.

  1. Pingback: Barack Obama presta novo juramento. «

  2. anderson ferreira de castro

    valeu obamar pela vitoria
    explendida?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s