Barack Obama ordena encerramento de Guantanamo.

Barack Obama assinou hoje o decreto em que ordena o encerramento de Guantanamo

Num prazo de 1 ano, as portas de Guantanamo encerrarão, conforme promessa eleitoral aos americanos

Uma das promessas eleitorais feita por Barack Obama e que já está desde hoje em marcha e indo contra uma das políticas do seu antecessor George W. Bush, foi o assinar do decreto ( na sala Oval da Casa Branca), do encerramento de Guantanamo no prazo estabelecido de 12 meses, a partir da assinatura do decreto.

O presidente dos E.U.A.  já havia pedido a suspensão, durante 120 dias, dos julgamentos que acontecem em Guantanamo, com o objectivo de permitir a revisão das políticas e condições de detenção na prisão. E acrescenta que serão usados “meios legais” para tratar os detidos que não possam ser transferidos para outros países ou julgados em tribunais americanos.

Actualmente com cerca de 250 prisioneiros, Guantanamo foi aberta em 2002 durante a administração de George W. Bush, como fazendo parte da “luta contra o terrorismo”, depois dos atentados do 11 de Setembro de 2001.

Em 2006 são criados os “Tribunais de Excepção” para serem julgados os prisioneiros de Guantanamo, e novas medidas foram tomadas pelo presidente em que modifica as regras de detenção e de interrogatório da CIA, definidas no Manual de Terreno do Exército.

A última revisão desse manual A.F.M. (Army Field Manual) foi feita em 2006, e ficou definido que pelas novas regras são proibídas nas técnicas de interrogatório, qualquer tipo de golpes, ameaça com animais (nomeadamente cães) para assustar os prisioneiros, electrocução e simulação de afogamento, técnicas estas consideradas tortura pelas organizações de direitos humanos.

Barack Obama também impôs que os E.U.A. se adaptem à Convenção de Genebra sobre as prisões.

É caso para se dizer que o novo presidente já meteu mãos-à-obra, e não se fez esperar muito em tomar de imediato resoluções que já vinham sendo previstas aquando do sua candidatura à presidência.

Aguardemos então pelas próximas resoluções de Barack Obama nestes seus primeiros dias como presidente.

casper™

Userbar Makers Portugal


One response to “Barack Obama ordena encerramento de Guantanamo.

  1. Estou expectante em relação á governação dele..Sim quanto a Guantanamo daqui a 1 ano quero ver…daqui a 1 ano vamos ver como são os comentários sobre esta questão…

    Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s